09/07/2009

Marketing turístico em Portugal

Enquanto Nova York pensava nestas coisas em 1977, ano da criação do famoso I LOVE NY, estudando o consumidor e tentando perceber o que poderia ser a vantagem comparativa da cidade a nível turístico, Portugal estava ainda na Idade da Pedra do marketing turístico.
O problema é que lendo hoje esta notícia do Jornal de Negócios fiquei com a sensação que ainda estamos no temo dos Flintstones...

"Andámos todos a dar uns palpites. Agora queremos conhecer, do ponto de vista científico, a natureza de quem nos procura". Directo ao assunto, Ricardo Magalhães, chefe da Estrutura de Missão do Douro, explica assim o porquê e o para quê do inquérito internacional que será realizado para caracterizar o nível de satisfação dos turistas que procuram a região Norte do País.

"Trata-se de uma operação completamente inédita em Portugal", garantiu Paulo Gomes, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), entidade promotora da inquérito, em parceria com a "Turismo do Porto e Norte" e a "Turismo do Douro", as duas entidades regionais desta actividade.


Então o que é que andámos a fazer todos estes anos? Como é que uma coisa destas não existe para todos as regiões potencialmente turísticas do país?

O turismo para um país como Portugal (e como os EUA ou Itália ou Espanha ou practicamente todos os países com beleza natural) é um factor-chave para o desenvolvimento da economia e não tem porque ser maltratado. Não se pode gastar milhões de euros em estudos sobre o novo aeroporto sem perceber o porquê de alguém voar para Lisboa.

O marketing turístico é infelizmente uma realidade muito maltratada em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário